top of page
meadow-g9a8503ea1_1920.jpg
CURSO ON-LINE

IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DE GRAMADOS PARA JARDINS

O PASSO-A-PASSO PROFISSIONAL QUE VOCÊ PRECISA PARA DOMINAR DE VEZ OS GRAMADOS

  • gabrielkehdi

GRAMA ESMERALDA: MANUAL DE PLANTIO E MANUTENÇÃO

A grama esmeralda (Zoysia japonica) é a grama mais cultivada no Brasil e uma das mais cultivadas no mundo. Nesse artigo vamos discutir os principais pontos relacionados com plantio e manutenção para você e seus clientes cultivarem um gramado de qualidade.



A grama esmeralda, apesar do apelido controverso de "grama chinesa", tem pouca ocorrência natural em território chinês. É nativa também do Japão, da Coréia, das ilhas do Pacífico, da Austrália e Nova Zelândia. Foi levada pela primeira vez aos Estados Unidos (junto com outras espécies de Zoysia) em 1895 e lá foi bastante estudada e propagada (J. PATTON, A. J.; SCHWARTZ, B. M.; KENWORTHY, K. E.. 2017).


Segundo a ASSOCIAÇÃO NACIONAL GRAMA LEGAL (2023), o gênero Zoysia (liderado pela grama esmeralda) é o mais produzido no país e corresponde a cerca de 79% da produção.


Fisiologia

Grama esmeralda é uma grama classificada como grama de clima quente. Isso significa que ela cresce melhor em regiões com temperaturas médias entre 20 e 25 graus. Tolera temperaturas um pouco mais frias, mas por ser uma grama de clima quente, quando os termômetros caem para baixo dos 13 graus Celsius, a esmeralda começa a entrar em dormência (FIFA, 2023). A dormência da grama esmeralda é caracterizada por amarelamento e ressecamento das folhas, e o gramado fica com aparência mais pálida ou marrom. No frio intenso, abaixo dos 5 graus, a grama pode secar totalmente. Depois, na primavera, ela rebrota e retoma o crescimento.


Em termos de luminosidade a grama esmeralda é considerada uma espécie de sol pleno. Ela deve receber, no mínimo, 6 horas de sol direto por dia. O sombreamento excessivo da grama faz com que ela perca muito o vigor, podendo secar e desaparecer totalmente.


Morfologia

A esmeralda é uma grama de crescimento estolonífero-rizomatoso. Isso significa que ela tem dois tipos de caules: o rizoma, que cresce por baixo da terra; e o estolão, que cresce por cima da terra. Essa característica de crescimento faz com que ela seja bastante resistente ao pisoteio e tenha um crescimento bem expansivo (tendo até um comportamento invasor). Essa resistência ao pisoteio fez com que ela fosse muito usada em campos esportivos profissionais no passado. Atualmente a grama esmeralda tem maior presença em jardins e áreas verdes.


Plantio

O plantio de grama esmeralda é simples. Basta seguir alguns cuidados básicos. Podemos resumir o plantio da esmeralda em 3 etapas: preparo do solo; nivelamento; plantio dos tapetes. Esse é o básico, ainda dá para elevar muito mais o plantio da grama, mas vamos deixar para "complicar" em um outro momento.


No preparo do solo devemos dar atenção à descompactação, para deixar a terra bem fofa e permitir um bom enraizamento. Para isso usamos o enxadão ou um tratorito (enxada rotativa mecanizada). Também precisamos adubar: 120g/m2 de NPK 04-14-08 + 100g/m2 de calcário dolomítico + 3Kg/m2 de composto, terra preta ou esterco curtido de gado. Espalhamos esses insumos sobre a terra e incorporamos com a ferramenta ou máquina. O ideal é que esses insumos sejam misturados na terra até uma profundidade de 15 a 20cm.


No nivelamento precisamos ter certeza de que a grama não vai ficar irregular ou "encaroçada". O nivelamento da grama é tão importante quando o nivelamento de um contrapiso. Para ajudar no nivelamento podemos passar um rastelo na terra afofada. Depois disso é interessante colocar uma camada de areia sobre a terra, cerca de 40 a 60kg/m2 de areia média (se não tiver areia média pode ser da grossa). Depois da areia passamos uma barra longa, de madeira ou de metal, para deixar a superfície lisa. Podemos usar também um pilão de madeira com área de 50x50cm para compactar levemente a areia. Isso faz com que a grama não afunde muito quando for pisada nos primeiros dias após o plantio. Se não puder usar areia para nivelar o solo, não tem problema. Pode fazer todo o processo sobre a terra pura mesmo. Mas atenção: nunca faça a compactação do solo com a terra muito úmida. Isso vai criar uma camada difícil para a raiz penetrar e o gramado será prejudicado.


Depois do nivelamento colocamos os tapetes de grama sobre a areia, juntando muito bem, sem deixar nenhum espaço. De preferência, é até recomendável deixar os tapetes um pouco apertados, colados uns nos outros. Tapetes que são ajeitados de forma folgada produzem um gramado mais irregular. Não existe forma correta de encaixe entre os tapetes, nem de paginação (se coloca na horizontal ou vertical). O importante é que não se note a emenda de junção entre as placas de grama. Tenha um cuidado extra para tapetes com quinas quebradas. Esses buracos que ficam por conta de quinas finas ou quebradas são os principais causadores de buracos nos gramados recém plantados.


Depois do plantio é necessário regar bem a grama, por cerca de 30 a 45 dias. Ela ainda não tem raizes profundas, e por um tempo vai viver apenas da água que se acumula na terra do tapete. A grama não deverá ser encharcada, mas a irrigação precisa ser feita com atenção. Após 45 dias de plantio a grama pode receber a primeira adubação de manutenção.


Nutrição

A esmeralda não é uma grama tão exigente em nutrientes quanto se acredita. Acontece que as áreas de grama são geralmente grandes, e por isso o volume de adubo por área acaba sendo muito maior do que um canteiro de folhagens no jardim. A grama esmeralda cresce muito bem com cerca de 3 a 4 aplicações de 40g/m2 de NPK 20-05-20 por ano. Podemos programar essa adubação par os meses de setembro, novembro, janeiro e março. Se o gramado tiver histórico da doença "mancha de Rhizoctonia", é recomendável suspender a adubação de março.


Corte

O corte é uma das tarefas mais importantes para o vigor da grama. Ao mesmo tempo é a tarefa em que se comete mais erros. De acordo com uma das maiores autoridades em gramados nos Estados Unidos, o professor Alec Kowalewsky, da Universidade do Oregon, o corte da grama é a atividade mais importante de todas. O corte deve ser feito obedecendo uma altura ideal, que para a grama esmeralda é de 3 a 5cm acima do nível do solo.


O maior erro que se comete ao cortar grama é fazer o corte excessivamente baixo, daquele que aparece palha e até a terra. Corte baixo feito com muita frequência aumenta a incidência de plantas daninhas, provoca a morte das raizes e reduz o vigor da grama (UDDIN, M. K.; JURAIMI A. S.; ISMAIL R.. 2012). Também não devemos a grama ficar excessivamente alta, pois as folhas causam sombreamento e abafamento umas sobre as outras e isso é prejudicial.


Em termos de frequência, o corte da grama deve ser feito mensalmente, podendo ser feito até duas vezes no mês, no verão.


Irrigação

A grama esmeralda precisa de uma irrigação relativamente frequente para crescer bem e ficar com um verde bonito. A quantidade e frequência de água vai depender da textura do solo, se é muito arenoso ou muito argiloso. No geral, grama esmeralda cultivada em solos de textura média precisa de irrigação cerca de 2 a 3 vezes por semana no verão, e uma vez por semana no inverno. Claro que isso vai variar enormemente conforme o clima da região e a quantidade de horas de sol que a grama recebe.


Plantas daninhas

Citando novamente o professor Alec Kowalewsky, quando todas as outras atividades de cuidados com a grama são feitas de forma correta, a incidência de plantas daninhas é extremamente baixa. O crescimento vigoroso da grama consegue inibir naturalmente as plantas invasoras, e a frequência de corte elimina das folhas de plantas indesejadas, impedindo que se estabeleçam. Agora, quando o gramado não tem irrigação frequente, é cortado muito baixo, demora para receber cortes, e não é adubado, as plantas daninhas causam grandes infestações.


Para a grama esmeralda o herbicida recomendado é à base do princípio ativo Imazapyr, que é seletivo para Zoysia. Um herbicida seletivo afeta as plantas daninhas e não prejudica a grama (geralmente não, mas quando a grama está muito fraca ou quando o herbicida está muito concentrado, o imazapyr também pode causar danos ao gramado). Deverá ser usado, obrigatoriamente, um produto herbicida que seja registrado como saneaste domissanitário. Conforme a Lei Federal 7.802 de 1989, é proibido o uso de agroquímicos agrícolas fora das especificações de registro, portanto não podemos usar nenhum produto agrícola no jardim. O herbicida deverá ser aplicado via pulverizador costal, sempre nas primeiras horas da manhã, sem ventos. O profissional responsável pela aplicação do produto deverá providenciar o isolamento da área de tratamento durante todo o tempo da aplicação, e preferencialmente manter a área isolada por 1 horas após o término. O profissional também deverá trabalhar equipado com proteção, a saber: bota fechada, de preferência galocha de borracha ou bota de segurança de couro; calça impermeável (presente no kit de macacão para aplicação de agrotóxico) sobre a calça comum; camisa de manga longa (ideal seria usar também uma camisa impermeável do kit do macacão); luva nitrílica ou látex; máscara de feltro; e óculos de proteção. É válido ressaltar que a aplicação de produtos químicos no jardim, ainda que domissanitários, pode ser considerado fator de periculosidade dependendo da convenção trabalhista dos sindicatos.




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

J. PATTON, A. J.; SCHWARTZ, B. M.; KENWORTHY, K. E.. Zoysiagrass (Zoysia spp.) History, Utilization, and Improvement in the United States: A Review. Cropscience, vol. 57, July–august. 2017


ASSOCIAÇÃO NACIONAL GRAMA LEGAL. Mercado da Gramicultura no Brasil

Disponível em: https://gramalegal.com/mercado-da-gramicultura-no-brasil Acesso em: 02 de setembro de 2023.


FIFA. Fifa Natural Turf Guidelines - 2023. Disponível em: https://digitalhub.fifa.com/m/13a9ba8e47d968ea/original/FIFA-Natural-Turf-Guidelines-2022_FINAL.pdf Acesso em: Acesso em: 02 de setembro de 2023.


UDDIN, M. K.; JURAIMI A. S.; ISMAIL R.. Weed management in tropical turfgrass areas: A review. Archives of Biological Sciences 64(2):597-603. January 2012.





244 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page